segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A pele depois dos 50 anos: cuidados que deve ter

A produção de estrogénio e colagénio diminui com o passar do tempo. Mas isso não é motivo de desespero caso tenha uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e alguns cuidados.

Pele
Claro que já ouviu falar em estrogénio, colagénio etc etc etc. Afinal, eles são um dos grandes vilões para quem já chegou aos 50…

E às vezes ficamos loucos com tanta informação,  "come isso, não come aquilo, faz isso, não faz aquilo", não é fácil não.

O estrogénio é uma hormona crucial para a boa saúde e aparência da pele. Também é responsável por manter a coordenação, o equilíbrio, a humidade da pele, a visão e a saúde dos ossos.

Conforme os anos vão passando, o corpo passa a produzir menos estrogénio, os tecidos começam afinar e a mudar a barreira protetora da pele. O colagénio perde a sua capacidade e a pele começa a perder seu tónus, o que significa menos humidade. O que fazer?

Existem no mercado, vários estimulantes da produção de colagénio, todos contêm alta dose de vitamina C, licopeno e proteína da soja para melhorar a firmeza da pele, textura do cabelo, e até a osteoporose, já que o colagénio constitui o osso.

A verdade é que nosso corpo produz colagénio e para isso usa aminoácidos, vitaminas (A e C) e minerais (cobre, selênio, silício, zinco). É preciso reunir todos esses elementos e, mais importante, que o corpo determine suas necessidades. Se o corpo achar melhor produzir colagénio para melhorar a elasticidade dos vasos do que a firmeza da pele, a síntese de colagénio será para os vasos.

E já sabe que nada funciona isoladamente, por isso precisamos dar nutrientes para o corpo funcionar e resolver o problema de flacidez da pele.

Além disso, existem alguns fatores que podem prejudicar a sua pele: stress, falta de hidratação (pele seca enruga mais facilmente), poluição, alimentação desequilibrada, falta de sono, excesso de sol, cigarro e heranças genéticas.

Dicas
O velho e bom ácido retinóico também é uma alternativa, pois engrossa a epiderme e aumenta a banda de colagénio na pele.

Principais Fontes de
Colagénio
 Principais Fontes de Colagénio
Proteínas Animais: carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos
Vitamina C:  caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego
Vitamina E: óleos de salada, nozes, sementes e vegetais.
Selênio, Zinco e cobre: avelãs, amêndoas e castanhas.

Exercícios físicos

Por conta de todos esses processos naturais da lei da vida, a atividade física é tão mais importante, quanto mais velho ficamos, porque é uma das formas de diminuir a ação do tempo.

Mais uma vez, alimentação, exercícios físicos e hábitos saudáveis fazem toda a diferença daqui para a frente.

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