quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Alimentação à flor da pele

Alimentação à flor da pele

alimentação à flor da pele

A alimentação influencia a nossa saúde. O que ingerimos e o que absorvemos interfere com o nosso bem-estar e com o nosso corpo.

Todos os órgãos do nosso corpo têm necessidades nutricionais específicas e a pele, o maior órgão do corpo humano, não é exceção.

O funcionamento e aparência da pele são afetados por fatores endógenos e ambientais: por um lado a pele é suscetível à predisposição genética, ao estado imune, hormonal, nutricional e ao stress. Por outro lado, encontra-se exposta a numerosos fatores ambientais: como a radiação UV, radicais livres, compostos tóxicos e alergénios.

Vários estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele.

As vitaminas A, E, C, D (sintetizada pela pele) e os carotenoides, os oligoelementos selénio, zinco e cobre, o mineral magnésio, os ácidos gordos polinsaturados ómega 6 e ómega 3 e os polifenóis são os exemplos mais estudados. Estes compostos têm características que lhes permitem contribuir de forma positiva para a proteção contra a radiação UV, a cicatrização, a síntese de melanina, a regulação do crescimento e diferenciação celulares, a resposta anti-inflamatória, a manutenção da impermeabilidade e no anti-envelhecimento, de uma forma geral contribuem para uma pele saudável.

A pele revela muitas vezes desequilíbrios do nosso organismo. Uma das primeiras associações feitas entre a nutrição e a pele foi relativa às manifestações cutâneas de carências nutricionais específicas, como é o caso da pelagra e do escorbuto.

Estudos já mais recentes demonstram novas associações entre a Pele e a Nutrição: nutrição e fotoproteção, nutrição e aparência da pele, nutrição e envelhecimento, nutrição e cicatrização da pele, nutrição e processos inflamatórios da pele.

Nutrição e Fotoproteção

Está provado que a quantidade de antioxidantes naturais presentes na pele é tanto maior quanto maior a administração exógena, quer por via oral ou tópica e que, regra geral, uma maior quantidade de antioxidantes significa maior proteção.

Para a pele, o meio clássico de administração de antioxidantes é por aplicação tópica. No entanto, esta via não é a mais eficiente já que, quando presentes num creme, os antioxidantes específicos têm que estar na sua forma ativa, ser estáveis quer na preparação, quer na pele e conseguir penetrar a barreira cutânea.

Como alternativa, temos a administração por via oral, através de alimentos ou suplementos ricos em vitamina A,C, E e Carotenóides – efeito protetor contra a radiação UV, ajudando a eliminar espécies reativas de oxigénio e a neutralizar radicais livres.

Nutrição e Aparência da pele:

Nutrição e a Aparência da Pele 

A aparência da pele está associada a propriedades como hidratação, produção de sebo e acidez.

A hidratação da pele está relacionada com a presença de água na camada córnea que, quando em quantidade adequada, é responsável por uma aparência lisa e uma textura suave.

A hidratação através de cremes muitas vezes não chega é necessário beber água e ingerir alimentos com grande percentagem de água – frutas.

O sebo por um lado reduz a perda de fluidos ajudando a manter a hidratação, por outro lado, se for em demasia traz à pele uma oleosidade indesejável.

Alimentos com muito açúcar ou com muita gordura saturada contribuem para uma excessiva oleosidade da pele.

A acidez da pele é importante para a defesa de microrganismos patogénicos e está associada a dois macronutrientes: lípidos e aminoácidos que asseguram a sua constituição.

Nutrição e o envelhecimento da pele:

Pele

Fatores genéticos e fatores ambientais determinam a forma como vamos envelhecer. O excesso de radicais livres é o que provoca o envelhecimento da pele.

Os fatores genéticos não podem ser modificados, no entanto podemos modificar a alimentação – fator ambiental. Por isso uma alimentação correta traz benefícios: reduzir o consumo de alimentos que elevam a produção de radicais livres e aumentar o consumo de alimentos que neutralizem o efeito dos radicais livres. 

O excesso de sal e gorduras não contribui para uma pele saudável. De uma forma geral, alimentos ricos em água, vitaminas e minerais são os que favorecem a nossa pele e a nossa saúde como as frutas, vegetais, sementes e peixes. Para termos uma pele saudável é necessário cuidar por dentro – alimentação – e cuidar por fora – evitando agressões externas e usando cremes hidratantes.

Aqui estão alimentos que pode ‘abusar’ pois vão favorecer a saúde da sua pele:

 

 Chá-verde - Rico em polifenóis. Deve ser ingerido longe das refeições
Tomate, melancia e goiaba - Ricos em licopenos, que auxiliam na prevenção de vários tipos de cancro
Aveia - Rica em Beta-Glucanos, que ajudam a controlar processos inflamatórios responsáveis pelo aumento do stress oxidativo
Açaí - Rico em fitoquímicos que têm importante ação antioxidante. Muito calórico
Soja - Possui isoflavonas que têm ação anti-inflamatória
Sementes de Girassol - Diminui os danos causados pelos radicais livres
Abacate - Óleos essenciais e vitaminas do complexo B
Manga, Cenoura - Vitamina A – renovação celular e evita a desidratação da pele
Amêndoas - Vitamina E – ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
Queijo tipo cottage - Selénio – combate os radicais livres
Acerola - Vitamina C – produção de colagénio
Ostras - Ricas em Zinco – pele sem acne, produção de elastina (proteína que dá elasticidade à pele)
Cogumelos - Riboflavina – manutenção e reparação da pele, evitando a rosácea
Linhaça - Ómega 3 – pele saudável
Vegetais de folha verde - Magnésio – reparação cutânea, cicatrização
Fonte: Oleoban.
Artigos relacionados:

 

Fantástico não é? Não percas tempo e Inscreve-te Já sem Compromisso, temos ofertas para ti.

Oriflame taxa gratis cat 16
- Compra os teus produtos pessoais a um preço de revenda com um desconto sob o preço de catálogo até 30%;
- Efectua a venda dos produtos mostrando o catálogo aos teus familiares, amigos e clientes;
- Usufrua de formação de uma equipa onde serás LÍDER.A inscrição Oriflame é simples, sem compromissos ou obrigatoriedades;
- Não há valores mínimos obrigatórios, nem obrigatoriedade de encomendas em todos os catálogos, geres quando e o que pretendes encomendar;
- Tens sempre entre 11,5% a 30% de desconto sobre as encomendas;
- Fazes a encomenda directamente à Oriflame por telefone, internet, mail, ou directamente com a responsável da sua entrada na Oriflame;
- Recebes a encomenda por CTT Expresso e, comodamente em 2/3 dias;
- Não vem à cobrança, tens 21 dias para pagar a factura;

- Produtos Oferta em todos os catálogos, dependendo do Valor Pedido*;

- Acesso exclusivo a Campanhas Especiais por internet.


Visita www.sonhar.pt/oriflame-gratis e as 10 razões para comprar produtos do Catálogo Oriflame!

Gostaste do nosso artigo? Subscreve as nossas Publicações e tem acesso a todas as Novidades, Apoio e Dicas da Equipa Sonhar.PT , no Facebook: Oriflame ou no Blog: oricosmeticosonhar.blogspot.pt
Inscreva se ja
Se te queres juntar à n/ equipa Inscreve-te Já sem Compromisso, recebe GRÁTIS o Catálogo e Amostras e, começa a Comprar Oriflame com desconto!

Sem comentários:

Enviar um comentário